Páginas

6 de abril de 2010

A CORUJA Simbolo da Filosofia
CORUJA –  Considerada  a “águia  da  noite”,  é  símbolo  da  vigilância, da  meditação  e  da capacidade  de  enxergar  nas  trevas. Os  gregos  consideravam  a  noite como  o  momento  do pensamento  filosófico e da revelação intelectual e a coruja,  por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber.
"Assim,  a  coruja  segue  o  estereótipo  do  sábio, que  geralmente  é  tido  como alguém mais preocupado com as divagações interiores que com a aparência externa".
Para a modernidade  ocidental o símbolo da filosofia passa a ser a coruja pois não é adepta de uma  visão  unidirecional, ela  gira  a  cabeça quase que completamente, vendo todos os lados.
Hegel dizia que a Coruja de Minerva levanta vôo somente ao entardecer,  mostrando que a visão da filosofia está além do visível do sensível.  Quando já não se enxerga mais através dos fatos é que a filosofia lança seu olhar em sobrevôo buscando minuciosamente entre a escuridão as verdades de seu discurso.

3 comentários:

Unknown disse...

Minha querida amiga

Que legal!!!!!!
fiquei muito feliz por este espaço, que teremos para compartilharmos de temas que tanto gostamos.
Muito bacana este primeiro post.
Vou ficar aguardando outros temas e estarei divulgando no meu blog.
Vai ser enriquecedor com certeza.
Boa sorte
Um grande beijo

Julimar

Maria Emilia disse...

Querida amiga Julimar!!

Obrigada pelo apoio, sabia que poderia contar com seu carinho, com seu estímulo.

Quero aproveitar para dizer que aqui no Blog FILOSOFANDO, criei páginas, como:
SÓCRATES- ASTRID SAYEGH, no qual tb podes dar seu comentário, visite.

Bjs em seu coração

Lucca disse...

Gostei de saber um pouco mais sobre a simbologia da coruja na filosofia. É deveras interessante, Emília. No que concerne ao ser humano, em algum momento ele filosofa também, incontestavelmente, independente de sua classe social ou religião, cor ou nacionalidade. Parabéns!

Postar um comentário