Páginas

9 de abril de 2010

A Paciência


O que é Paciência?
O que é ter Paciência?
Como se adquiri Paciência?

Em o Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. IX encontramos uma mensagem A Paciência por um Espírito Amigo:“Sede paciente, pois a paciência é também caridade, e deveis praticar a lei de caridade, ensinada pelo Cristo, enviado de Deus”.

“A caridade que consiste em dar esmolas aos pobres é a mais fácil de todas. Mas há uma bem mais penosa, e conseqüentemente bem mais ' meritória, que é a de perdoar os que Deus colocou em nosso caminho para serem os instrumentos de nossos sofrimentos e submeterem à prova a nossa paciência”.

Paciência é uma virtude, é caridade, é o exercício da espera, que o tempo sempre é o remédio, a solução. Espera do momento para a compreensão, espera do momento certo de agir, espera no calar, espera no ouvir, espera no julgamento, espera na crítica, espera nas ações impulsivas, cultivando a paz, a harmonia dentro de nós, dentro do outro, respeitando seu tempo, respeitando a “sabedoria do tempo”.
Ter Paciência consiste no desenvolvimento da vontade de ser bom, de ser melhor, para si e para o outro, é a consciência de que somente na construção do bem, da paz, nossos males encontraram lenitivo.
Ter, adquirir, ser paciente, requer um esforço altruísta na preservação da paz, é a renúncia de si, é o despersonalismo para permitir que o bem encontre espaço para agir, campo para semear consolação e esperança. Muitas dores e aflições só encontram remédio na paciência, paciência da espera do tempo, paciência da aceitação, da razão que sabe, e do coração que resigna.
Paciência é a serenidade interior de aceitar as diversidades, as vicissitudes, as diferenças, de tudo aquilo que não podemos mudar.
Paciência é a ciência da paz. É o ser ciente de que a paz constrói e edifica, e que o tempo é o senhor das respostas, o juiz de todas as causas.


 

 

 

4 comentários:

Sônia Cristina Pinto disse...

Maria Emilia, parabéns pela iniciativa do blog, que por sinal está muito bonito e com posts interessantes.
Esse por exemplo, sobre a paciência, nos mostra o quanto ainda precisamos caminhar, aprender e exercitar para realmente vivenciá-la.
Meu consolo é saber que um dia chegarei lá! rsrs
Beijos!

Maria Emilia disse...

Olá Soninha!!

Obrigada pelo seu carinho e paciência de ler meus posts,kkkk....

Creia que, tudo que aqui encontrar, é puro estudo de minha parte, é um reconhecimneto da minha ignorância, e a necessidade que encontro de compreender mais a fundo os temas da vida.

Continue participando,dando sua contribuição e peçamos a Deus que nos ajude a compreender e obedecer suas leis de Amor.

Bjs no seu coração.

Unknown disse...

Oi amiga Maria Emilia,
Otimo e oportuno lembrar sempre da necessidade da paciênçia em todos os setores da vida.
Ainda bem que desencarnados não podem fazer comentarios aqui, rs , pois temos um amigo espiritual chamado Gabriel que usa sempre a palavra magica "Paciênçia" quando ve que estamos muito afoitos mesmo no querer auxiliar sejam amigos encarnados ou desencarnados.
Até mesmo quando diante de um dilema de entendimento nos acontecimentos mediunicos que se verificam nas reuniões ele sempre nos pede "Paciênçia" até que estejamos "maduros e capazes" para entender os fatos passados.

Obrigado pela oportunidade de estar aprendendo a "Filosafar" contigo nestas belas paginas.

bjs no coração do amigo Claudio.

Maria Emilia disse...

Olá Amigo Claudio!

Como é bom receber seus comentários,toca fundo meu coração, fortalece minha alma.
Creio que preciso exercitar mais a paciência essa virtude que admiro muito aqueles que a possuem.

Obrigada pelo carinho e paciência (rs) de vir até aqui deixar um pouco de si.

Manda vibraçoes de gratidão por mim a esse amigo espiritual Gabriel, que me deu um buchão de orelhas, kkk....

Bjs calorosos em seu coração

Postar um comentário