Páginas

16 de abril de 2010

HUMILDADE

"É  a   virtude   caracterizada   pela   consciência  das  própria   limitações”.
Costuma-se  afirmar que o  sábio,  de maneira geral, é humilde, reconhecendo a  finitude   ou  até mesmo a precariedade  de  seus  conhecimentos. Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". A Humildade  é  a  virtude que dá  o  sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”. 
A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que não somos. Podem-se encontrar diferentes graus de humildade, como também falsas humildades, pode-se ser humildade em breves momentos, ante algo que nos parece grandioso. São falsas humildades: Aqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém  estão  cheios  de  ressentimentos, inveja ou ambição. Ter humildade não significa ser servil.Ter humildade não é sinal de fraqueza.
Mas, a verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende a sua inferioridade, reconhece seus limites mas, não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.

Ser humilde é saber ir até o ponto de não interferir nos outros, ser humilde é não entrometer-se na vida dos outros.
Esta humildade, esta consciência, este sentimento se adquire lentamente pelo trabalho interior ou pode ser provocada pelo recolhimento da existência de algo superior em nós mesmos, reconhecer a grandeza de Deus, o Ser Supremo, das suas Forças  Universais  ou  das  leis  que  as  regem, ante essa compreensão e reconhecimento interior há humildade, reverência à grandeza do Criador.

A humildade é uma virtude que atua sem ilusão, sendo guiada pela razão. Um bom conhecimento teórico da humildade favorecem o aprofundamento nesta virtude assim como também o conhecimento exato de nossas limitações.
A humildade produz no interior do homem alegria, paz e serenidade, todo o ser tem conformidade do que ele realmente é e se sente satisfeito em sua fraqueza.


"Estude a si mesmo, observando que o auto conhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz."
(Allan Kardec)



Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Maria Emília, bem legal o seu espaço, vou ficar de olho...

Tudo de bom!

Tiago

Postar um comentário